O esports é um verdadeiro avanço esportivo do século 21, que transformou a paixão por jogos de computador em uma atividade completa e de alta renda. Em 2008, foi criada a International Cybersport Federation, que reúne as federações de 82 países. Sob sua liderança, são realizados os maiores campeonatos internacionais com milhões em prêmios, o que torna os eSports populares entre os jovens.

eSports como esporte

Cybersport é uma competição em jogos de computador entre jogadores individuais ou equipes. Eles são organizados por desenvolvedores de jogos e empresas especializadas, e os participantes concorrem ao fundo de prêmios. Os vencedores recebem não apenas uma grande parte do fundo total, mas também fama mundial: muitos fabricantes e anunciantes de jogos procuram concluir contratos com eles.

História do esports

Inicialmente, as competições de jogos de computador não eram percebidas como um esporte, pois seus participantes não praticavam atividade física. E hoje, a maioria das pessoas os considera entretenimento, e não uma atividade séria.

As competições surgiram com o lançamento de jogos para 2 ou mais pessoas ao mesmo tempo. O primeiro jogo desse tipo foi Tennis for Two (1958). Um torneio completo com prêmios foi organizado em 1972. Em seguida, os alunos de Stanford realizaram um mini-desafio no jogo Spacewar, no qual você precisa derrubar o cruzador espacial de um oponente. O melhor foi Bruce Baumgart, que recebeu uma assinatura da edição então em voga da Rolling Stone. Esses caras são considerados os primeiros e-sportsmen.

Na década de 1990, nos países ocidentais, os computadores pessoais tornaram-se mais acessíveis aos cidadãos comuns, de modo que a indústria de jogos começou a se desenvolver rapidamente. Atiradores em que o atirador deve acertar seus rivais ganharam popularidade rapidamente.

Em 1996, o jogo de tiro mais popular Quake foi lançado com um modo multiplayer, graças ao qual pessoas de todo o mundo podiam participar do jogo. Em 1997, um torneio Quake foi organizado entre 2.000 americanos. No início eles competiram online, e as 16 melhores pessoas vieram para continuar a batalha em Atlanta. Por vencer o torneio, Dennis Fong foi presenteado com uma Ferrari 328 GTS, o carro pessoal de John Carmack.

O Quake Championship foi a primeira competição de esports no sentido moderno. Seu organizador, Angel Munez, criou então uma liga profissional para ciberesportistas – a Cyberathlete Professional League.

Disciplinas populares

Os torneios são realizados em disciplinas nas quais você precisa demonstrar excelente reação ou coerência da equipe. Atiradores e estratégias com multiplayer se encaixam perfeitamente nesses critérios. Quanto melhores as habilidades dos jogadores individuais e o trabalho em equipe geral, maiores as chances de ganhar.

Dota 2

Este jogo de estratégia de arena de batalha foi desenvolvido em 2013 e rapidamente se tornou um popular jogo de esports. 2 equipes de 5 jogadores cada participam de competições de Dota 2, cada uma das quais recebe um personagem. Para vencer, você precisa destruir a fortaleza do inimigo.

CS:GO

O shooter foi lançado em 2012 e se tornou uma continuação lógica do mais popular jogo de Counter-Strike. Muitos mapas, relativa facilidade de controle, diferentes armas e uniformes atraem milhares de atletas. No shooter, duas equipes de 5 pessoas cada ocupam os lados das forças especiais e terroristas e tentam se matar.

League of Legends (LoL)

Fortnite foi lançado em 2017 mas já alcançou reconhecimento mundial. Possui três modos:

Os princípios e a mecânica do jogo de fantasia LoL são semelhantes aos do Dota 2, as diferenças estão relacionadas à interface e aos heróis. A participação é feita por 2 equipes de 5 jogadores que precisam destruir a fortaleza dos rivais.

Fortnite

  • Save the World é um simulador de sobrevivência em mundo aberto onde você tem que lutar contra monstros;
  • Battle Royale – 100 jogadores tentam matar uns aos outros;
  • Criativo – criando estruturas, como no Minecraft.

O modo Battle Royale alcançou as alturas mais altas, em que 250 milhões de pessoas jogaram (dados de 2019). E em 2018, o jogo ganhou a indicação Outstanding Achievement in Online Gameplay.

Principais torneios

Em 2019, cerca de 200 torneios foram disputados, mas o coronavírus fez seus próprios ajustes: a maioria das competições de 2020 foi realizada sem espectadores ou foi adiada. Portanto, as análises de torneios usarão dados de 2020 e 2019.

O Internacional

O torneio anual de Dota 2 é o evento mais esperado no mundo dos esports. A razão está não apenas na popularidade do jogo, mas também nos enormes prêmios. Assim, em 2017, 2018 e 2019, respectivamente, foram jogados 24, 25 e 34 milhões de dólares!

O último no momento O International 2019 foi realizado em Xangai na arena com 18 mil espectadores. Pela segunda vez consecutiva, a equipe OG venceu, levando US$ 15 milhões em prêmios em dinheiro.

Finais da Copa do Mundo de Fortnite

O torneio mundial de Fortnite foi realizado no modo battle royale, quando apenas um em cada cem jogadores deve permanecer. O fundo de prêmios da competição em 2019 foi de US$ 15 milhões. O vencedor foi Kyle Giersdorf, apelidado de “Bugha”, que recebeu US $ 3 milhões em prêmios em dinheiro.

O torneio foi assistido por 19 mil espectadores, e a transmissão foi assistida por 2,3 milhões de pessoas.

Lol campeonato mundial

Em 2020, o torneio mundial de League of Legends foi realizado em Xangai. Foi reconhecida como a melhor competição de esports do ano, e o número de espectadores em seu pico foi de 3,8 milhões.

O fundo de prêmios do torneio é de US$ 5 milhões. A equipe coreana DWG KIA venceu (o prêmio em dinheiro ainda não foi divulgado).

Iem Global (ESL One)

Os torneios de CS:GO reúnem milhões de espectadores para transmissões online, mas seus prêmios são relativamente pequenos. Assim, a equipe dinamarquesa Astralis venceu o campeonato IEM GLOBAL 2020. Do total de prêmios de $ 500.000, os vencedores receberam $ 200.000.

Equipes de eSports

Como eles são formados?

Muitos jogadores estão interessados ​​na questão de como entrar nos eSports. Existem três opções:

  1. Anteriormente, quando a Internet estava predominantemente em clubes de informática, equipes de pessoas com ideias semelhantes eram formadas neles. Muitas vezes acabam por ser profissionais. Por exemplo, o eminente time de São Petersburgo M19 recebeu esse nome por causa do endereço do clube, localizado no 19 da Moskovsky Prospekt. O M19 existiu de 1999 a 2006 e venceu o Torneio Mundial de Counter-Strike em 2002.
  2. Os clãs geralmente são formados em fóruns de jogos que tentam se tornar os melhores do jogo. Na Internet, você pode encontrar mensagens sobre o recrutamento de novos membros para o clã. Anúncios sobre a busca de jogadores no site findclan.org
  3. Equipes profissionais têm recrutadores para procurar jovens talentosos. Eles podem seguir dois caminhos: encontrar um jogador experiente e construir uma equipe em torno dele ou apenas conseguir novos jogadores.

A principal condição para a admissão na equipe são as habilidades relevantes. Ninguém considera jogadores sem experiência. A idade também é importante: procuram-se jogadores jovens dos 14 aos 20 anos. Essa condição está associada à necessidade de uma excelente reação, que se torna maçante com o passar dos anos. Por exemplo, a carreira da maioria dos jogadores de Dota 2 termina aos 25-27 anos. Se a velocidade de reação não for tão importante, você poderá continuar jogando.

Separadamente, vale destacar as meninas nos eSports. Embora existam centenas de jogadoras no YouTube e Twitch, elas são cerca de 5% em eSports. Muitas vezes eles criam equipes de esports separadas, a mais bem-sucedida entre elas é a Dignitas Female. Ela ganhou o torneio $ 25.000 Women’s Counter-Strike: Global Offensive.

Como as equipes ganham?

Existem muitas fontes de renda para as organizações de eSports:

  • Salário. Jogadores de equipes profissionais assinam contratos especificando deveres e salários. A gama de salários é muito grande: de US$ 500 para equipes jovens que estão apenas começando sua jornada, até US$ 35.000 para superestrelas. Em média, ele varia de US $ 1.000 a US $ 5.000. Ao mesmo tempo, na CEI, os salários são várias vezes mais baixos.
  • Transferências. As equipes podem vender seus jogadores, como no basquete e no futebol. Por exemplo, em 2019, a equipe ucraniana Na`Vi comprou o jogador do CS:GO Kirill “Boombl4” Mikhailov por um valor recorde para a CEI – US$ 300.000. No resto do mundo, as transferências podem chegar a um milhão de dólares.
  • Prêmio em dinheiro. Os vencedores do torneio recebem grandes somas. Assim, o 1º lugar no The International 2019 fornece 45,5% do prêmio total de US$ 34 milhões – cada um dos 5 jogadores recebeu cerca de US$ 3 milhões!
  • Publicidade. Os fabricantes de hardware e software de computador, voltados para o público jovem, atraem eminentes esportistas para filmar em comerciais, usando-os na forma de sua identidade corporativa etc.
  • Transmissão. Jogadores famosos têm seu próprio público de fãs e transmitem para eles no Twitch ou no YouTube, coletando doações. É claro que seus valores são muito menores do que os salários e, na maioria das vezes, são medidos em milhares de dólares por stream.

No momento, 95% das equipes gastam mais dinheiro do que ganham. O investimento em suas atividades é muitas vezes realizado por fundos de capital de risco que não estão preocupados com a falta de receita no momento, mas estão pensando em aumentar o volume de negócios no futuro.

Estrelas do esports

Nos últimos 5 a 10 anos, formou-se todo um grupo de milionários de esports que fazem o que amam e ganham dinheiro. Tornam-se celebridades mundiais e ídolos da juventude.

O esports como profissão conseguiu enriquecer muitas pessoas. Considere os ganhos dos atletas mais famosos nas disciplinas de Dota 2, CS:GO, Fortnite e League of Legends. Apenas o valor do prêmio em dinheiro é levado em consideração, pois os dados sobre salários e outras rendas são confidenciais.

Johan “N0tail” Sundstein

Esse cara é considerado o esportista mais rico do mundo (não confundir com streamers). Ele começou a jogar profissionalmente aos 15 anos e já ganhou US $ 6,9 milhões em prêmios em dinheiro. Johan é o líder do Team OG, duas vezes vencedor do Dota 2 World Championship.

Jesse “JerAx” Vainikka

Ele também é membro do coletivo OG, que dobrou seu patrimônio líquido para US$ 6,5 milhões graças à vitória no torneio Dota 2 em 2019. Um ano depois, ele disse que estava cansado dos jogos e queria se testar em outro assunto.

Kyle “Bugha” Giersdorf

O jogador de Fortnite de 16 anos se tornou uma celebridade no mundo dos esports da noite para o dia ao vencer a Fortnite World Cup 2019. Ele recebeu US $ 3 milhões em prêmios em dinheiro e uma grande taça.

Harrison “Salmo” Chang

O segundo lugar na Fortnite World Cup 2019 enriqueceu Harrison em US$ 1,8 milhão. Antes disso, o cara jogava Dota 2 e Heroes of the Storm. Ele se tornou outro atleta de ponta que se aposentou em 2020.

Andreas “Xyp9x” Häuslet

O dinamarquês é membro da equipe mais forte de CS:GO – Astralis. Seu prêmio total em dinheiro é de US $ 1,9 milhão. Esta equipe ganhou prêmios nos principais campeonatos nos últimos 3 anos.

Peter “dupreeh” Rasmussen

Este é outro membro da equipe de estrelas da Astralis que conseguiu ganhar US $ 1,8 milhão em prêmios em dinheiro. Em 2018, ele foi reconhecido como o jogador mais valioso do CS:GO no campeonato da 7ª Temporada da ESL Pro League.

Lee Sang “Faker” Hyuk

O coreano é considerado um dos melhores jogadores de League of Legends. Ele é membro da equipe SK Telecom T1, que venceu o campeonato mundial nesta disciplina três vezes. O valor do prêmio em dinheiro ganho é de US $ 1,2 milhão.

Lee Ho “Duque” Sion

O cara ficou famoso no time SK Telecom T1, com quem conquistou o campeonato mundial de League of Legends 2016. Mas logo mudou para jogar no time Invictus Gaming. Duke ganhou cerca de US $ 1 milhão em prêmios em dinheiro.

Como as organizações buscam talentos?

Não sabe como entrar no esports? Você precisa monitorar os sites de equipes profissionais de eSports que estão constantemente procurando por novos talentos. Por exemplo, em maio de 2019, a equipe ucraniana Na`Vi lançou o projeto Esports Camp para formar o NAVI.Junior no CS:GO. Os principais critérios e requisitos são:

  • idade – 16-19 anos;
  • realocação temporária para Kiev;
  • seleção de 10 candidatos, dos quais os melhores contratos assinados.

Os candidatos tiveram que falar sobre habilidades de jogo e gravar um pequeno vídeo com uma resposta à pergunta de por que eles merecem entrar no projeto.

Em 10 de setembro, foram anunciados os resultados do Esports Camp. Três jogadores entraram na equipe juvenil: Kirill Gospadarov, Valery Vakhovsky e Ivan Koplenko.

Qual país foi o primeiro a reconhecer o esports como esporte oficial?
A Rússia foi a primeira a reconhecer os eSports em 25 de junho de 2001. É interessante que em 2004 foi reconhecido novamente e em 2006 foi excluído do registro. Em 7 de junho de 2016, foi feito o reconhecimento final.
Como entrar nos esports do Dota 2?
Se você tem um alto nível de jogo Dota 2, monitore os sites de equipes profissionais: OG, Team Liquid, ViCi Gaming, Team Secret. Talvez agora eles estejam recrutando recém-chegados.
Como entrar no esports CS:GO?
Participe do maior número possível de torneios para ser notado. Preste atenção aos conjuntos de equipes juvenis por equipes existentes. Talvez você não deva perder tempo tentando entrar no time principal imediatamente, porque você pode começar com times menos famosos.
Como entrar nos esports de League of Legends?
Muitas equipes estão recrutando recém-chegados. Jogue em torneios e ganhe prêmios para chamar a atenção dos recrutadores de LoL. Recomenda-se visitar os sites de equipes eminentes em busca de vagas.
Como entrar no eSports WoT?
Recrutadores de equipes conhecidas podem prestar atenção aos melhores jogadores de pequenos torneios e campeonatos. Além disso, você precisa monitorar os sites de equipes conhecidas e não tão conhecidas, porque elas podem recrutar recém-chegados às suas fileiras.

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